O objetivo deste Blog é estabelecer a interação entre educandos e educadores, promover os aspectos culturais/informativos e dar ênfase aos assuntos discutidos em sala de aula para que os alunos assimilem melhor os conteúdos e possam fazer as suas postagens, além de estimular a leitura e a escrita.
William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Viveu numa época de apogeu da Rainha Elizabeth I, considerada grande monarca da história da Inglaterra.
É difícil avaliar com precisão a vida particular de Shakespeare, já que os escritos encontrados não são confiáveis pelos historiadores. O que se sabe é que ele nasceu em Stratford-on-Avon e foi proprietário do Globe Theatre, uma companhia de teatro de Londres.
(acesse o link acima e saiba sobre a biografia de Shakespeare)
Shakespeare foi também poeta e publicou três livros em estilo renascentista: Venus and Adonis (1593), Lucrece (1594) e Sonnets (1609). Muitos de seus escritos foram perdidos, por isso, várias informações sobre o autor não são confiáveis. Das primeiras peças, se destacam Henry VI, Henrique III, Titus Andronicus, The Comedy of the errors (Comédia de erros) e The Taming of the Shrew (Megera Domada) são as peças de sua mocidade.
Romeo and Juliet (Romeu e Julieta) e Midsummer Night’s Dream (Sonho de uma noite de verão), já são obras de sua juventude, ou primeira maturidade. A primeira é uma tragédia de amor conhecidíssima que encantou muitos jovens. A segunda é mais poética, com traços de humor. Merchant of Venice (O Mercador de Veneza), já possui traços mais sérios. Desta fase, destacam-se também: Richard II, Henry IV, Henry V e Julius César. Esta última é muito conhecida, apesar de mostrar ainda certa imaturidade do autor.
What Is A Youth -Legendado (Romeo and Juliet -1968)
Trilha sonora do filme Romeu e Julieta - O que é uma juventude?
Romeu e Julieta narra a história de dois jovens que se apaixonam perdidamente um pelo outro, mas seu amor não é possível porque suas famílias – os Montecchio e os Capuleto – são rivais. A incompreensão das famílias faz com que os jovens levem seu amor até as últimas consequências e o desfecho é trágico, com a morte dos amantes. Por fim, a morte de Romeu e Julieta causa grande impacto nas famílias inimigas, que, inconformadas com o ocorrido, resolvem esquecer a rivalidade e fazer as pazes. A fase das tragédias sérias e maduras é a mais importante na carreira de Shakespeare. Hamlet, embora criticada por muitos da época, é considerada uma das obras definitivas de Shakespeare. O enredo, cujo personagem central atormentado pela presença de seu pai morto numa trama para tomada de poder, é um dos temas mais comentados e conhecidos da literatura ocidental. Outras obras, tão importantes quanto Hamlet são dessa fase: Othello (Otelo), Macbeth e King Lear (Rei Lear). Macbeth é uma obra trágica baseada no tema da crueldade. É considerada a mais trágica das obras de Shakespeare e uma das melhores obras do dramaturgo.
A peça Otelo se baseia em temas como o ciúme e a perversão. Rei Lear é outra obra maior, que possui um enredo complexo e considerado de difícil representação. Da grande fase trágica, ainda pertencem Coriolanus e Anthony and Cleopatra (Antônio e Cleopátra). No decorrer de sua vida, Shakespeare entrou num processo de reclusão, que durou até o fim de sua vida voltando para Stratford, lugar onde nasceu. Lá, produziu algumas obras como Henry III, Cymbeline, The Winter’s Tale (história do inverno). Mas a sua melhor peça dessa fase é Tempest (tempestade).
O grande mérito de Shakespeare é que ele juntou aspectos e características do estilo de vida inglês. As citações conhecidas da cultura anglo-saxônica e os folclores antigos foram incrementados em sua obra de forma organizada, num estilo peculiar. Suas peças foram encenadas pela Europa inteira, influenciando outros dramaturgos, inclusive, sobrepondo-se ao teatro francês, alemão e italiano.
É grande a sua influência até hoje, por conta da riqueza de seus personagens. O crítico literário americano Harold Bloom o considera o maior de todos os escritores.
Informações biográficas de William Shakespeare:
Data do Nascimento: 26/04/1564
Data da Morte: 23/04/1616
Nasceu há 450 anos
Morreu aos 51 anos
Morreu há 398 anos
Curiosidades sobre William Shakespeare
1. Ninguém sabe ao certo quando o escritor nasceu, já que a data registrada que é 23 de abril de 1564, foi calculada a partir do dia de seu batismo, que acontecera no dia 26 de abril do mesmo ano. Alguns ainda dizem que Shakespeare nasceu e morreu no mesmo dia.
2. Quando tinha 18 anos, apaixonou-se por uma mulher chamada Anne Hathaway, 8 anos mais velha que ele, com quem casou logou após um tempo, e engravidaram da filha primogênita, de nome Suzanne, que nasceu em 1583.
Dois anos, mais tarde, o casal deu a luz aos gêmeos Judith e Hamnet. Shakespeare teve 7 irmãos: Joan (1558), Margaret (1562), Gilbert (1566), Joan II (1569), Anne (1571), Richard (1574), Edmund (1580).
3. Sua única neta, chamada Elizabeth, morreu em 1670, sem deixar filhos; Shakespeare portanto, não possui descendentes.
4. Shakespeare viveu uma vida dupla, pois, em Londres, tornou-se um escritor e dramaturgo extremamente famoso, porém, em sua cidade natal, chamada Stratford, onde morava com a sua esposa e seus três filhos, a qual visitava com frequência, era um empresário muito conhecido e respeitado por todos, sem contar que ele também era um proprietário de imóveis.
5. Apesar de ter sido ilegal ser católico na época de Shakespeare, o arquidiácono anglicano Richard Davies de Lichfield, escreveu um tempo depois do falecimento do célebre autor inglês, que o mesmo havia sido um católico.
6. Na época de Shakespeare, os teatros eram prédios de madeira circulares, e abertos no teto, o maior deles, o Globe, tinha 3000 lugares.
7. A primeira peça que fez o autor ser considerado o maior "gênio" da dramaturgia inglesa, foi aquela denominada "Love's Labor", publicada em uma nota publicada em 1598.
8. Como a ortografia inglesa não estava determinada na época do dramaturgo, ele era conhecido como Shaxspere, Shagspere, Shackespeare, Shake-Speare, e Shakespeare.
9. Shakespeare morreu como um homem rico. Distribuiu bens entre várias pessoas, mas deixou sua propriedade para a sua filha Suzanne. Para a mulher deixou apenas roupas de cama, e a única menção à esposa foi "I gyve unto my wief my second best bed with the furniture."As causas da morte do "gênio", são desconhecidas.
10. O autor produziu 37 peças de teatro (sendo elas, 10 dramas, 10 tragédias, e 17 comédias) e 157 sonetos, o que é equivalente a mais ou menos 1,5 peça por ano, desde quando começou a escrevê-las, ou seja, 1589. Sua última peça, intitulada "Os dois nobres parentes", foi escrita em 1613, aos 49 anos, 3 anos antes de seu falecimento.
11. Shakespeare não só escrevia as peças teatrais, como também, as "vendia", na verdade sem a sua autorização, pois o público inglês, além de assisti-las, também tinha o costume de lê-las.
12. Shakespeare compôs suas obras no período do reinado da Rainha Elizabeth, a Virgem, e do Rei James I, dos Stuart, pois na época prosperavam a poesia e as artes cênicas.
13. Poucas pessoas sabem que, além de escritor, Shakespeare também era ator, e atuou em muitas de suas próprias peças.
14. Era ilegal para mulheres, atuar na época de Shakespeare, e, por isso, todas as personagens do sexo feminino eram interpretadas por jovens. O texto de algumas peças, como "Hamlet" e "Antony and Cleopatra", referem-se a isto. Por fim, foi somente na época da Restauração que a primeira mulher pisou num palco inglês.
15. Velas eram muito caras na época de Shakespeare, e eram usadas somente para emergências, então a maioria dos autores escreviam durante o dia, e socializavam durante a noite, e Shakespeare não era diferente dos demais escritores (ou pelo menos não há nenhuma razão para tal).
16. Shakespeare escreveu muito mais do que conhecemos. É certo que escreveu uma peça intitulada "Cardenio", que foi perdida, mas pesquisadores acreditam que o autor escreveu cerca de 20 textos que ainda permanecem desaparecidos.
17. O suicídio aparece 13 vezes nas obras shakespearianas, como por exemplo, em "Romeu e Julieta", no qual os dois se suicidam, e em "Júlio César", no qual Cassius e Brutus morrem por esfaqueamento consensual, bem como a esposa de Brutus, Portia.
18. Alguns estudiosos defendem que, nem todas as peças atribuídas a Shakespeare, são de autoria deste, porque pelo menos 50 das obras são atribuídas como sendo escritas por diversos outros autores. Uma delas apontava o escritor Christopher Marlowe como o criador, e outra diz que Francis Bacon era o verdadeiro autor.Entretanto, (e muito felizmente), a crença de que Shakespeare realmente seja autor de todas as suas ilustres obras de arte, ainda é muito forte.
19. É constado que existem enredos parecidos com o de Romeu e Julita antes de Shakespeare. O grego Xenofonte, o britânico William Paynter, e o italiano Luigi da Porto, teriam escrito histórias similares a essa. Conta-se também que ocorreu um drama parecido na cidade de Verona, na Itália... ...Aliás, você sabia que as famílias Capeletti e Montecchi, realmente existiram?
20. Até o final do século XX, foram produzidas mais de 400 filmes baseados nas obras de Shakespeare.
21. Aparece no "Guiness Book - O Livro dos Recordes", como o autor de maior número de adaptações para o cinema.
22. A obra do dramaturgo inglês foi estudada por vários intelectuais, entre eles Arthur Shopenhauer, Sigmund Freud (O "Pai" da Psicologia"), Goethe, e até mesmo, o brasileiro Machado de Assis.
23. O presidente americano Abraham Lincon era um grande amante das obras de Shakespeare, e frequentemente recitava trechos compostos pelo autor, aos seus amigos. Ironicamente, foi morto por John Wilkes Booth, um famoso ator shakespeariano.
24. Tornou-se a primeira pessoa fora da família real britânica, a estampar um selo no Reino Unido. Ele foi impresso para comemorar os 400 anos de seu nascimento, em 1964.
25. Em 2005, especialistas da Portrait Gallery, anunciaram que o retrato mais famoso de Shakespeare era uma fraude, e segundo constatou, o quadro foi pintado depois de mais de 200 anos, após a sua ida para o Céu.
26. No Google, após mais de 400 anos apos a morte de Shakespeare, há 157 milhões de páginas referentes ao autor.
27. Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na Igreja da Santíssima Trindade, em sua cidade natal, sendo que o seu túmulo mostra uma estátua vibrante, em pose de literário, mais vivo do que nunca, e, a cada ano, em comemoração ao seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita da estátua do autor. Acredita-se que Shakespeare temia o costume de sua época, em que provavelmente havia a necessidade de esvaziar as mais antigas sepulturas, para abrir espaços à novas, e por isso, há um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição a quem mover seus ossos. Shakespeare é o segundo maior escritor inglês, perdendo somente para os autores da Bíblia.
O MENESTREL Um dia você aprende que... [...] "E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar" William Shakespeare