quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como elaborar um seminário?



Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES) domine o assunto que será abordado apoiando-se em  pesquisa bastante informativa como: jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.

Produção de um esquema contendo informações abreviadas que orientarão o discurso do apresentador.

Realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.

Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

Só lembrando que para o planejamento devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos anteriores em relação ao tema. 

No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal (não utilizar gírias), pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência da apresentação.

A postura do apresentador é fundamental, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono (cansativo). E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia. 

De posse de todos estas regras, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.